13 julho 2008

Avenida Central, o mundo

Final de tarde, estava eu no centro do Rio, resolvendo várias coisas (relógio no conserto, FAPERJ, etc), e resolvi dar uma passada no Edifício Avenida Central. Dessa vez não fui na Uruguaiana, passei reto por estar sem tempo. Acabei tendo algum, e fui no Avenida Central. Abaixo vai o que eu vi por lá:


  • Eu vi um verdadeiro derrame de notebooks do fabricante nacional Microboard. Devem ter virado um caminhão na Rio Branco, e não ficamos sabendo. Impressionante como tem dos notebooks dessa empresa por lá. Quase todos são do mesmo modelo, a propósito.
  • Outro que está muito presente é o eeePC, da Asus. Só que o modelo 900 (o com a tela de 8,9"), se está lá, não apareceu hoje para bater o ponto. Simplesmente não vi um. Estava curioso para vê-lo, no que mudou (além da tela maior). Mas não vi, só os 700 e 701 "de sempre".
  • Com isso, os notebooks da Asus acabaram aparecendo. Deixo claro que são os notebooks da Asus que não são o eeePC. Esse aparece fácil. Mas vi outros modelos, de tamanho "normal" por lá.
  • Fechando o papo sobre notebooks, os Sony VAIO estão mais comuns. Ainda estão caros, mas já é possível ver VAIOs vermelhos, prata (o mais comum) e rosa (com o detalhe do teclado, parecido com o dos MacBook, e a sensação para mim de que é uma versão modernizada do teclado chiclete dos TK-90x). E, ainda nos VAIO, um UMPC da Sony, o VGN-UX50. Esse é "mosca da cabeça branca", vi um só. E é estranho, o bicho.
  • Saindo dos notebooks e indo para os roteadores... Primeiro, a Linksys diminuiu a sua presença no Avenida Central: Vi menos WRT54G do que vi da outra vez. Talvez estejam pretendendo investir mais em modelos pré-N - que são todos pretos.
  • Em compensação, os D-Link, que já eram abundantes, são ainda mais agora. E os modelos pré-N, pretos, começam a aparecer mais nas lojas, mas ainda com preço muito alto, como é qualquer início.
  • Agora, vi alguns NetGear, principalmente dos modelos comuns deles, o WGR614. Mas infelizmente nenhum com L no final, o que significa o modelo aberto, pronto para trocarem o firmware e fazerem gracinhas com ele... Ainda da NetGear, alguns NAS para usar em redes pequenas ou domésticas.
  • Por último, roteadores TP-Link, no meio dos outros modelos. Mas mais na Datatri.
  • Uma coisa curiosa que vi é um teclado sem fio da Goldship, feito teclado de notebook, com direito a touchpad e tudo. Mas para usar em PCs. Simpático, mas não vi o preço. Pode ser útil para quem for montar media-centers, e não quer ficar com um teclado espetado no gabinete.
  • Eu não sei onde o iPod é popular no Brasil, mas sei que no Avenida Central vi alguns à venda... Sinceramente, para comprar algo com o logo Apple, somente por ter o logo Apple... Prefiro comprar um desses MPqualquer-coisa. Depois de termos visto um que é celular dual SIM-card, receptor de TV digital 1-Seg, tocador de MP3 (e outros formatos), de vídeo (e outros formatos), gravador de voz e outras coisas (só falta fazer cafuné)... iPod vende no Brasil? A impressão que tenho é que não.
  • E câmeras, muitas câmeras digitais. Tirando a loja especializada em fotografia no 1o piso da sobreloja, quase tudo é o tipo point-and-shoot. E nessas a Sony reina, embora vi algumas Samsung, Canon e Casio. Ah, vi algumas que são "um projeto de DSLR", como a minha Canon Powershot S2 IS. Nenhuma realmente caprichada, afinal das contas.
  • Pendrives de 16 Gb a 140 reais da Markvision (aquele pequeno e todo emborrachado), e pendrives Kingston de 8 Gb a 90 reais, em média. Mas se procurar acha mais barato. Se for comprar, prefira um sem tampa. Melhor do que correr o risco de perdê-la.
  • Surgem os primeiros GPS por lá. E todos os (poucos) que vi, com detector de radar. Hum, bacana. Na verdade eu queria arrumar mapas para o Palm, aí eu compraria um GPS "de bolso", para transmitir via Bluetooth para o Palm, e aí seria perfeito. Mas não vi, então...
  • E por último, vale ressaltar que os Correios abriram uma agência dentro do Avenida Central, até que enfim. O volume acaba sendo tão grande, que compensou abrir uma lá. Melhor para todos, mas se bem que eles estão de greve...
Bem, é isso. Não fui na Uruguaiana, então deverei comentários para a próxima postagem.

Nenhum comentário: