20 março 2009

Ida ao "camelô pintado de amarelo"

  Como alguns devem saber, existe uma rede de lojas aqui no Rio que prima pelo preço baixo, em detrimento da qualidade na maioria dos seus produtos. Sim, estou falando da Casa e Vídeo. Quem é do Rio, acostumou-se a ver o logotipo preto em fundo amarelo-canário, e ainda alguns lembram que ela começou vendendo ventiladores de teto. Hoje em dia vende de tudo um pouco: De colheres e garfos a notebooks Sony, de carrinhos Hot Wheels a televisores LCD. Tudo isso e mais um pouco.

  Pois é, ano passado, a C&V sofreu alguns revezes. O primeiro foi a investigação da PF, e a prisão de vários diretores (falaram em 15), acusados de fraudes ao Fisco, contrabando, entre outros problemas (R$ 100 milhões é a alegada dívida em impostos). Em janeiro, falaram na crise mundial, disseram que iriam demitir metade dos funcionários (pouco mais de 3000) e só aceitariam pagamentos em dinheiro. Nada de cartões de débito e/ou crédito.

  A notícia mais recente é que ela entrou com um pedido de recuperação judicial, que foi aceito. Logo, ela não pode ter a falência pedida, mas há algumas restrições. Parece que o "dinheiro de plástico" voltou a ser aceito recentemente... Mas algumas lojas (Mesquita, Petrópolis, Shopping Tijuca, Madureira - Mercadão e Avenida Brasil) fecharam.

  Bem, resolvi aproveitar a situação e ir lá, ver como está a situação e levantar alguns preços, sondar o ambiente para ver se teremos um grande queima-tudo, ou os preços não estão lá tão interessantes. E lá fui eu, hoje, visitar uma loja do "camelô pintado de amarelo", como a C&V é apelidada por aqui.

Na seção de CDs e DVDs (cada vez menos CDs), achei as seguintes ofertas que me interessaram:
  • R$ 10 - todos os CDs da série "Babies and Kids", e os da outra série, "For Babies". São CDs instrumentais para serem ouvidos por bebês. Na lista de músicas, Madonna (narf), Pink Floyd (yay!), Beatles (uhu!), U2 (yay de novo), Rolling Stones e outros. Eu já tenho o do Pink Floyd, fiquei de emprestar ao meu irmão para começar a acostumar bem a minha sobrinha. 
  • R$ 13 - Tigerland (adoro filmes de guerra, embora não seja lá muito fã do Colin Farrell).
  • R$ 20 - Duro de Matar 4.0; Platoon; um DVD duplo com os 2 filmes "48 Horas" (Nick Nolte e Eddie Murphy em início de carreira!); As Loucas Aventuras de Dick & Jane; Onde Os Fracos Não Tem Vez.
  • R$ 25 - Treze Homens e um Novo Segredo; um DVD duplo com os 3 filmes iniciais do Batman (Batman, Batman: O Retorno e Batman Eternamente); Pequena Miss Sunshine e Speed Racer (baixo o preço para um filme que saiu nos cinemas ano passado, não?).
  • R$ 30 - Indiana Jones 4 (deve ser edição simples); Homem de Ferro; um show ao vivo do Monty Python no Hollywood Bowl (muuuuuuuuuuuuuuito bom).
  • R$ 40 - a caixa com toda a série da "Corrida Maluca" (Wacky Races), que são uns 30 e poucos episódios, e mais alguns extras (como conseguiram?).
  • R$ 50 - Alien vs. Predador 1 e 2 (se bem que esse vale no máximo R$ 20).
  • R$ 65 - Cada uma das três caixas com os desenhos do Tintin. Em particular, foram produzidos em animação quase todos os álbuns escritos pelo Hergé, e é muito difícil achá-lo no torrent. Se bem que Corto Maltese é ainda mais difícil.
As minhas impressões são curtas e grossas: Menos CDs, mais DVDs; ainda preciso pesquisar para ver se os preços estão melhores (nada como uma pesquisa ao Buscapé), mas tem coisas aí que me interessam muito. Depois comento.

Continuando a minha volta pela loja, destaco algumas coisas que vi e achei curioso:
  1. Mega Drive 3 a R$ 200? Caro pelo que é.
  2. Wii a R$ 2000? Assalto à mão armada.
  3. Wii Fit a R$ 725, e continuam roubando.
  4. Para quem quiser, tem os videogames "genéricos", como o Multigame (hein) e o Wi Vision, da Dynacom (medo).
  5. Um nível para superfícies... Laser. R$ 15. Se eu precisasse mais, levaria um. Mas eu ainda quero uma trena eletrônica.
  6. Luminária de LEDs, daquelas que a gente coloca dentro do armário e funciona com pilhas AAA, a R$ 15. Já custou mais caro.
  7. Muitos guarda-trecos, e um deles especialmente interessante, a R$ 5.
  8. Uma parafusadeira da Mallory a R$ 70. Não se justifica, porque uso pouco.
  9. Os telefones sem-fio estavam muito caros. Acho que todos são de 2,4 Ghz, o que tem um alcance bem maior. Mas ainda estão caros, o mais barato com tela (identificador de chamadas embutido) é um Panasonic, a R$ 120.
  10. Telefones VoIP também tem por lá, da Intelbras a R$ 80.
  11. Kit de teclado e mouse wireless a R$ 150! Muito caro.
  12. Mas vi um item que achei muito interessante: Um kit de viagem com mouse para notebook, cabo de rede, fone de ouvido, cabo USB para impressora e outro extensor... Todos esses com cabos retráteis, numa pastinha pequena e prática. R$ 50.
  13. Conversor de TV digital da Proview a R$ 290. Hmmm... Preciso comparar preços.
  14. Adaptador wireless USB a R$ 50, e roteadores wireless a R$ 150, em média (tinham 2, um era da Siemens).
  15. Para quem gosta, Windows Vista Home Basic a R$ 300, Vista Home Premium a R$ 350 e o Office 2007 a R$ 180. Para mim não, obrigado.
  16. Nas câmeras digitais, uma variedade notável: Vi 3 câmeras Sony, 1 Olympus, 1 HP (?!), 2 da G&E (!!!), 2 da Kodak, 2 Canon, 1 Panasonic, 1 da... Multilaser, e outra genérica.
Olha, se a C&V está realmente falindo, eu não sei. O que eu vi foi uma loja razoavelmente vazia, com menos funcionários do que os de costume (demissão), alguns itens com bom preço, e outros até caros pelo que são. E acho que ela escapa dessa, felizmente ou infelizmente.

Nenhum comentário: