01 fevereiro 2011

Megaoperação fecha a Uruguaiana

Pois é, estamos aos poucos tirando o pó desse blog safado, e sabemos que a notícia é velha. Mas é bom falar dela. Então, vamos lá:

Do Jornal Destak, Megaoperação fecha a Uruguaiana:

A megaoperação começou no dia 25 de janeiro (última terça-feira) e durou até a sexta, dia 28 de janeiro. O objetivo é combater pirataria, contrabando e falsificações, além de outras coisas que por lá circulam. No primeiro dia de operação, foram 150 policiais e 40 fiscais da Receita Federal. Às 6 da manhã, o camelódromo inteiro foi lacrado, e segundo a delegada responsável, Valéria de Aragão, todos os 1.508 boxes serão revistados.

Estima-se que a apreensão (não divulgada) seja de R$ 20 milhões em produtos piratas, nessa operação que foi batizada de Ilegal Nunca Mais.

Segundo o chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, a polícia vai ganhar uma base operacional dentro do camelódromo da Uruguaiana



Vamos a alguns comentários:
  • Gostamos da Uruguaiana, e de falar do que vemos por lá. Mas nunca apoiamos a pirataria ou o contrabando. Que isso ocorre por lá, é fato e todo mundo sabe. Assim como o Stand Center, em São Paulo, ou a Santa Ifigênia, ou a Feira dos Importados de Brasília... Isso tem de montão. Então, tem é que combater pirataria sim.
  • Mas, ao mesmo tempo, tem que combater com igual vigor a taxação abusiva que tantos itens recebem para serem vendidos legalmente no Brasil. Tem quem compre ilegal porque acha que é esperto (meu pai diz que o esperto é o inteligente que deu errado), mas a maioria compraria numa loja ou num camelô legalizado sem problemas se o preço fosse razoável. Comprar no Stand Center, na Uruguaiana ou na Feira dos Importados é uma opção complicada, pois quem te vende não estará lá necessariamente nos próximos meses, se você precisar executar a garantia do produto. E quem garante que o item não é usado, "refurbished" e vendido como novo, falsificado (como os pendrives de 128 Gb vendidos na rua) ou fruto de contrabando ou pirataria? Mas se baixarem os impostos, tenho certeza de que muita gente preferirá a legalidade.
  • Curiosidade: Alguns boxes na Uruguaiana são vendidos ilegalmente por até R$ 80 mil. Nossa.
Depois conto das andanças em janeiro pelo "sucessor espiritual do Stand Center", e a visita à padroeira, Santa Ifigênia.

Nenhum comentário: