09 fevereiro 2009

As últimas investidas na Uruguaiana

A Uruguaiana, pelo que todos já devem ter visto na imprensa, virou um alvo de batidas policiais: Polícia Federal, Guarda Municipal, Operação Choque de Ordem... E não era por menos: Muito material roubado, falsificado, contrabandeado... E também tem material legal, por incrível que pareça. As investidas ocorreram em 16/1, conduzida pela Polícia Federal; em 27/1, quando encontraram o tal "paiol" de armas; e em 6/2, com direito a representante da ABES, até.

De fatos pitorescos, na segunda investida foi encontrado por acaso no box 342, na Quadra D cerca de 20 armas falsas. Entre elas, haviam escopetas, metralhadoras, pistolas e fuzis. Em algumas, com direito a lunetas de sniper. Segundo a polícia, uma semelhança impressionante: "A semelhança das armas apreendidas com as reais é muito grande. Visualmente são muito parecidas. Elas têm um grande potencial para confundir uma pessoa comum". Atiram? Se atirarem, só chumbinho, ou sal grosso.

Algumas considerações que sempre faço:
  • No final do ano passado, estive na Uruguaiana, e aproveitei para dar a tradicional olhada. Curiosamente, a quadra A estava com cerca da metade dos boxes fechados. Quem já leu posts anteriores nesse blog, sabe que a Quadra A é conhecida como terra de Marlboro, local onde galinha cisca para frente, ou recanto barra-pesada. Escolha o adjetivo, todos servem como definição. Para quem não entendeu, era justamente ali a área onde concentrava-se mais a falsificação, o contrabando e a receptação de mercadoria roubada. Ou seja... Alguém deu com a língua nos dentes. Nem o tradicional box com material evangélico, no final da quadra A, estava lá. Quase senti falta dos hinos chatos tocados à exaustão para encher a paciência dos transeuntes (apesar de ser evangélico, chateia até a mim).

  • Sempre fomos contra a falsificação de produtos, o contrabando e a receptação de mercadoria roubada. Por mais que gostamos de badulaques eletrônicos a preços em conta, não é assim que a coisa caminha, não é dando voltas na lei que iremos conseguir opções mais interessantes para compra. Portanto, já falamos isso por aqui, e continuamos a falar que é necessária uma organização dos camelôs da Uruguaiana. Todos que estão lá (ou a maioria) estão legalizados perante a Prefeitura, pagam taxas (não sei como é o consumo de energia elétrica) e tem certas regras a serem cumpridas. Logo, não adianta reclamar. As sucessivas investidas do poder público são legítimas. Quem não deve, não teme - ao menos, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão.

  • Não sou entusiasta de armas, mas vale lembrar que, no Estatuto do Desarmamento, na lei 10.826, de 2003, proíbe a fabricação, venda, comercialização e a importação de “brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo”, que com estas se possam confundir. Ou seja... Essa lei acabou por tabela com a clássica brincadeira de "polícia e ladrão". Bem, eu ganhei um revólver vermelho e branco, com a face de um touro no cabo, quando tinha 3 anos. Nem por isso virei bandido ou fiquei traumatizado... Espingardas de chumbinho são coisa do passado, gente. Vender essas armas de mentira não são possíveis segundo a nossa legislação. Motivos? Simples:

    1. O que impede de um bandido usar uma arma falsa para fazer um assalto? Você vai parar o marginal e dizer: "Ah, seu ladrão, deixa eu ver se a arma é de verdade ou falsa..." Claro que não, ninguém faria isso.

    2. Facções criminosas podem usar essas armas falsas para expor e demonstrar "poder". Isso nos faz pensar... Será que todas as armas encontradas nas mãos de bandidos são realmente verdadeiras? Será que não tem muita arma falsa por aí? Afinal, uma metralhadora ponto 30, falsa ou verdadeira, colocada no alto de um barraco, intimida. E não serei eu que irei verificar se é verdadeira ou não.

    3. Parece que a pena é menor para quem está usando uma arma falsa, mas... Vocês acham que a bandidagem está pensando nisso? Claro que não, o negócio deles é o ganho fácil.
  • Há uma proposta da Associação Comercial do Rio de Janeiro para organizar melhor a Uruguaiana, torná-la mais simpática ao morador e ao turista. É, gente, queiram ou não, a Uruguaiana virou ponto turístico! Demanda uma melhorada.
  • Há quem venda coisas ilegais por lá, além de contrabando? Sim, há, pode apostar uma latinha de Coca-Cola nisso. E há máfia chinesa envolvida? Claro, você acha que o que eles vendem vem daonde? Aliás, melhor a respeito disso é esse post no blog Tudo para Todos, com mais algumas coisas que eu mesmo não sabia, mas desconfiava.
  • Será q moralizam, organizam, "limpam" a bagunça? Sei não... Mas vamos ver no que dá. Só sei que hoje estava tudo funcionando. Comento mais no próximo post.

Nenhum comentário: