30 junho 2007

Tentam, mas não conseguem

Se para uns, a existência do Camelódromo da Uruguaiana, no centro do Rio, é uma agressão, o .:: Stand Center, bem no meio da Avenida Paulista então... É muito mais ofensivo. Afinal, o Stand Center fica a 5 minutos a pé do "Arcology" da FIESP, numa rua com sede do Banco Central, vários bancos particulares, o MASP e tantas outras coisas.

Pois é, passou o fato e eu não consegui comentar, que foi a tentativa do Ministério Público de fechar o Stand Center. Como diz nessa reportagem, "O Stand Center é um ícone do comércio ilegal de São Paulo.", e queriam fechar a todo custo. Bem, tentaram, mas não conseguiram. A comunidade geek-consumista de todo o Brasil agradece ao apoio da Justiça. Chegaram a pedir multa diária de R$1 milhão, mas pelo visto não colou, e a Justiça negou o pedido.

Sobre isso, o que eu acho? Bem, é complicado. Eles dizem que faturam R$ 10 milhões por mês, mas também dizem que, com a sonegação, esse valor é na verdade 3 vezes maior. Embora, para o MP, o Stand Center seja um símbolo da desobediência à lei, 10 anos se passaram (nossa, é tão velho assim?) e ele continua em pé.

Claro, tem lojistas lá dentro que operam legalmente e emitem nota-fiscal, tem gente boa por lá. Poderia enumerar alguns... Poucos. Tá, eu conheço pouco do Stand Center. Mas não acho que a solução seja fechá-lo. Forçar os vendedores a falar português é uma boa maneira de começar a organizar aquilo lá (ou você conhece outro lugar no Brasil onde as lixeiras tenham inscrições em português, inglês e chinês?). É impossível moralizar todo o Stand Center, quando fiscais já entram num esquema de corrupção em que a propina está estipulada previamente (1). E aí o problema vem de mais fundo... E por aí vai.

Bem, acho que não vão conseguir fechá-lo. E se fecharem, abrirão dois em outros lugares. Não tem muito jeito, não dá para escapar. Se não pode vencê-los, junte-se a eles, já dizia o velho adágio.



1: Não sei se isso ocorre especificamente lá, mas que temos vários exemplos de onde isso ocorre, ah, isso temos.

Nenhum comentário: